Street Fighter II: The World Warrior (ストリートファイターⅡ -The World Warrior-[2] Sutorīto Faitā Tsū - The World Warrior?), também conhecido simplesmente por Street Fighter II, é um videojogo de luta competitivo, lançado originalmente para as máquinas arcade em 1991. É o segundo jogo da série Street Fighter e a sequela do jogo original, lançado em 1987. Foi o décimo quarto título da Capcom a usar um hardware CP System. Street Fighter II melhorou muitos dos conceitos introduzidos no primeiro jogo, incluindo o uso de movimentos especiais baseados em comandos, uma configuração de seis botões, ao mesmo tempo que oferecia aos jogadores uma selecção múltipla de personagens jogáveis, cada um com o seu próprio estilo de luta. Street Fighter II também introduziu o sistema de “combos” e o combate "frente-a-frente" entre dois jogadores.
Foi de longe o jogo arcade mais vendido, desde a época de ouro dos jogos das máquinas arcade. Em 1993, dois anos depois do seu lançamento, as vendas de Street Fighter II já ultrapassavam os $1,5 bilhões em receita bruta, e em 1994, o jogo já tinha sido jogado por mais de 25 milhões de norte-americanos em casa ou nas máquinas arcade. Em 1995, as vendas totais de máquinas de Street Fighter II e de Street Fighter II: Champion Edition excediam os $2,312 bilhões.[3] Ajustado pela inflacao, estima-se que todas as versoes de Street Fighter II excederam os $10 bilioes em receita, fazendo do jogo um dos mais lucrativos de sempre. Em particular, a versão original para Super NES vendeu mais de 6,3 milhões de unidades, tornando-se durante muito tempo o jogo responsável pelas vendas da consola e mantendo-se até hoje como o jogo da empresa que mais vendeu numa única plataforma,. Devido ao seu sucesso foram editadas várias sub-séries de versões actualizadas, cada uma oferecendo mais características e personagens que a antecedente, bem como várias edições caseiras.
Street Fighter II é considerado como um dos melhores videojogos de todos os tempos, e em particular, o mais importante e influente jogo de luta de sempre; o seu lançamento em 1991 é visto como um momento revolucionário dentro do género. É atribuído ao seu sucesso de a popularização dos jogos de luta durante a década de 1990, inspirando outros produtores a criarem as suas próprias séries, popularizando o género e começando o renascimento da indústria de máquinas arcade, algo que não se via desde os dias de Pac-Man. A sua maior influência proeminente, foi a criação do género como é conhecido hoje em dia.