Na Mansão de Luigi, a história principal é exibida em quatro estágios, com jogadores capazes de acessar também uma sala de treinamento e uma galeria no laboratório do Professor E. Gadd entre os estágios. [1] Em cada estágio, os jogadores controlam Luigi enquanto ele explora os quartos da mansão e persegue os fantasmas que estão dentro deles, adquirindo chaves para passar por portas trancadas e, eventualmente, lidando com um chefe fantasma escondido no final do estágio, com mais salas se tornando acessíveis conforme cada etapa é concluída. Para ajudá-lo em sua tarefa, Luigi usa uma lanterna e duas invenções fornecidas por E. Gadd - a Poltergust 3000, um aspirador de pó de alta potência especialmente modificado; eo Game Boy Horror, uma peça de Game Boy Color da Nintendo.
Luigi deve primeiro usar sua lanterna para acender o fantasma e atordoá-lo, revelando seu coração. Quando isso acontece, os jogadores usam o Poltergust 3000 para sugá-los, reduzindo constantemente os pontos de vida do fantasma a zero; quanto mais pontos de vida, mais tempo leva para um fantasma ser capturado, dando a eles a chance de se libertarem enquanto deixam Luigi mais exposto a ser ferido; se o seu HP é reduzido a zero por ser ferido pelos fantasmas, o jogo acaba. Quando o HP de um fantasma é reduzido a zero, eles são capturados.